Vereadores de Lagoa dos Três Cantos cumprem agenda em Brasília.

Publicada em: 06/02/2019 19:37:53

Na manhã desta terça-feira, 05 de fevereiro, estiveram em visita ao gabinete do Deputado Federal Pedro Westphalen, em Brasília, a presidente da Câmara de Vereadores de Lagoa dos Três Cantos, vereadora Christiane Carine Jost Hartmann, e o vereador Airton Scheffel.

Durante a audiência os legisladores apresentaram ao deputado um projeto de alta tecnologia em tratamento de esgoto por eletrólise avançada e compostagem termofílica aeróbica, ou seja, transformar o esgoto que é lançado no meio ambiente para forma de líquidos ou de gases.

O projeto apresentado pelos vereadores poderá atender não só o município de Lagoa dos Três Cantos, mas a região num raio de até 50 km, ou seja, aproximadamente dez mil residências. "É um sistema inovador e eficiente, que funciona em dois municípios catarinenses. Com este projeto poderemos evoluir em nossa região, no tratamento de esgoto, sem a necessidade de grandes investimentos", explicou o vereador.

O vereador ainda comenta que se for possível fazer o tratamento de, por exemplo, 70% do esgoto, já haverá um ganho ambiental e social para toda a região. "Nosso intuito foi buscar o apoio do deputado para conseguir implantar o projeto e, assim, melhorar nossa qualidade de vida e, principalmente, para as futuras gerações, evitando ou diminuindo a contaminação dos mananciais hídricos", relatou Airton Scheffel.

A presidente da Câmara afirma que esse saneamento afirma que esse projeto de saneamento irá beneficiar não somente o município de Lagoa dos Três Cantos, mas também boa parte da região do Alto Jacuí, prevê melhorias na área de saúde pública e ambiental para toda a população, destacou.

Na oportunidade a vereadora fez uma solicitação de apoio no sentido de alocar recursos para melhorias na infraestrutura e conclusão do parque da Lagoa Fest e construção do ginásio de esportes, melhorando a área para pratica de esportes no município, visando diminuir os custos nos eventos promovidos em Lagoa dos Três Cantos.

Outra pauta junto ao Governo Federal uma audiência junto ao Ministério das Comunicações e Tecnologia, onde a vereadora Christiane no ano de 2018 foi proponente de uma importante moção para a região do Alto Jacuí sobre as antenas de telefonia que abrangem outras operadoras nos municípios onde a cobertura de rede móvel ainda é limitada, pedido que também foi encaminhado ao Senador Luiz Carlos Heinz em visita ao seu gabinete, senador esse que teve sua maior votação em Lagoa dos Três Cantos por percentual de eleitores.

Com a agenda lotada nos dois dias na capital Federal, ainda visitaram diversos gabinetes dos parlamentares gaúchos, entres eles Deputado Afonso Hamm, Deputado Giovani Cherini, Deputado Danrlei de Deus, Deputado Jêronimo Goergen, Deputado Marcel Van Hattem e o Deputado Heitor Shcuch, onde foram bem atendidos, apresentando um pouco da realidade do município, afim de alocar recursos para infraestrutura, educação, esporte, entre outras demandas do município.

Na ocasião os legisladores entregaram o convite da 18ª LagoaFest, que acontecerá nos dias 8, 9 e 10 de março, na cidade de Lagoa dos Três Cantos.