Câmara de Vereadores de Lagoa dos Três Cantos inicia projeto piloto "Câmara sem Papel".

Publicada em: 15/07/2019 19:59:45

A Câmara de Vereadores de Lagoa dos Três Cantos deu um passo importante e inovador no estado, numa parceria com a empresa SafeWeb deu inicio a um conjunto de iniciativas que visam à contenção de gastos desnecessários e à adoção de práticas ecologicamente corretas no dia a dia do Legislativo, começa a fase-piloto do Projeto "Câmara sem Papel", com a implantação da assinatura digital no sistema de processos legislativos e administrativos, medida que vai ampliar a economia, a transparência e a sustentabilidade na tramitação dos processos.

Com essa ferramenta, será possível diminuir drasticamente o consumo de papel na Câmara, até o ponto de dispensar completamente o seu uso. Isso porque, em vez de precisar assinar de próprio punho cada documento (ofícios, indicações, requerimentos, projetos etc.), cada vereador e gestor da Câmara disporá da respectiva assinatura digital, o que vai lhe permitir dar a cada documento uma assinatura juridicamente válida, porém por meio eletrônico. Assim, todos os processos poderão tramitar virtualmente dentro da Câmara superando-se, por exemplo, a necessidade dos despachos físicos de um departamento para outro.

A assinatura digital tem veracidade jurídica reconhecida, com autenticação gerada eletronicamente por órgãos certificados, como a Receita Federal. Para adquirir a ferramenta, a Câmara fechou uma parceria com a Empresa SafeWeb, sem qualquer custos para implantação e manutenção do sistema.